Realidade de Maguari

A comunidade de Maguari que fica situada na margens direita do Rio Tapajós. Moram nela cerca de 350 habitantes numa base de 72 familias no total. Existe  na comunidade um evento que já é tradição: a da festividade da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ela ocorre no período de 07 à 17 do mês de agosto com proscissão, arraiais, bingos, Maratona, derruba do mastro e festa dançante. Neste ano a novidade foi a participação da banda católica ANUNCIA-ME de Santarém que animou os devotos com suas músicas de fé e renovação.

O nome Maguari segundo os moradores mais antigos, vem de um passáro de propriedade da senhor GAUDÊNCIO, que foi o primeiro morador e que determinou que assim chamasse o vilarejo.

A comunidade faz parte da Floresta Nacional do Tapajós e tem sido muito visitada devido aos atrativos naturais como: praias, trilhas ecológicas, árvores imensas, igarapé e seus artesanatos.

Existem vários grupos de produção: Couro Ecológico, Tiorô, SAF’S, Condutores Turisticos, Associação ASMIPRUT e Associação Comunitária. Há também os times de futebol Santos e Tapajós, assim como o GRUJOSMA-Grupo de jovens da comunidade de Maguari.

Para saber mais, venham nos visitar, teremos o maior prazer de recebê-los.

  1. Paulo Lima’s avatar

    Beleza de início do Blog de Maguari. Vamos mobilizar o pessoal para escrever e contar das belezas, da cultura e da vida da comunidade!

    Grande abraço Wellington,

    Paulo Lima

    Responder

  2. hermann klinger’s avatar

    olha,
    eu ja conheco maguari e o couro ecologico
    eu ja comprei os produtos en maguari e fui hospedado na casa do Alciney onde se produce os produtos, como quero comprar de novo, preciso contato
    por favor me manden mail de Arimar ou quen comercialise os produtos
    obrigado

    Hermann

    Responder

  3. Vanessa’s avatar

    Oi Wellington!

    Eu gostaria muito de visitar a comunidade Maguari em julho deste ano, como faço para ficar 2 dias na casa de uma família da comunidade?
    E também preciso saber qual ônibus sai de Santarém e me deixa na comunidade e o horário deste ônibus.
    Você poderia me ajudar com essas informações?

    Desde já agradeço!

    Vanessa

    Responder

  4. Dandara’s avatar

    Como a gente faz pra entrar em contato com a galera que produz bolsas de couro exológico. Queria desenvolver uns produtos e comercializar aqui no rio de janeiro! Mas queria que fosse algo sustentavel, pra que todo mundo conhecesse o trabalho que vocês fazem ai!

    Brigada!

    Responder

  5. view more’s avatar

    Hey! This is my first visit to your blog! We are a group of volunteers and starting a new initiative in a community
    in the same niche. Your blog provided us beneficial information to work on.
    You have done a extraordinary job!

    Responder

Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>